AUTISMO
DISCUSSÕES E COMENTÁRIOS
Inicio | Temas

Transtorno Mental Infanto-Juvenil


Data: 28/3/2009 comentário 1/1

TRANSTORNO MENTAL INFANTO-JUVENIL

Estudo da Associação Brasileira de Psiquiatria revela que uma entre cada oito crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos, sofre algum tipo de transtorno mental. Ansiedade, depressão, retardo, fobia e déficit de atenção, hiperatividade, autismo, são as doenças mais comuns entre eles. O estudo da ABP também revelou que mais de um milhão desses meninos e meninas apresenta distúrbio decorrente do uso de drogas e dependência ao álcool.

O programa Inclusão vai mostrar o funcionamento e a experiência do CAPSI do Distrito Federal na assistência a criança e ao jovem, a importância do envolvimento da escola e a participação da família no processo de identificação e tratamento da doença mental – fatores decisivos para a saúde e a inclusão desses pacientes na sociedade.

Especialistas da área da psiquiatria explicam a origem e os sintomas da doença e chamam a atenção de pais e médicos para a prevenção e o tratamento precoce do transtorno mental.

O Coordenador de Saúde Mental ressalta os avanços na forma de tratamento e mostra as dificuldades do Ministério da Saúde para expandir a rede pública de atendimento ao paciente infanto-juvenil. O senador Flávio Arns critica a falta de recursos para o setor e afirma que ainda não existe a cultura de atendimento da pessoa com distúrbio mental no Brasil.


Faça o seu comentário

Para validação, copie a palavra AUTISMO, exatamente como está escrita, no campo a seguir:









Esta página foi construída em 19/09/99, última atualização 20/03/2009.
Créditos: Eduardo Henrique Corrêa da Silva