AUTISMO
DISCUSSÕES E COMENTÁRIOS
Inicio | Temas

Testes e avaliaçoes


Data: 19/9/2004 comentário 1/11

TENOM-F

TENOM-F é um teste de nomeação de figuras que visa preencher uma lacuna importante no instrumental de avaliação de linguagem, tendo sido estruturado de acordo com referencial teórico atualizado e normatizado no Brasil a partir de uma amostra de 380 crianças.

Modelos teóricos, tanto de origem americana quanto européia, têm sido unânimes em ressaltar a capacidade de nomeação como uma das competências básicas sobre a qual se assenta o sucesso da aprendizagem da leitura. Deste modo, a avaliação da capacidade de nomeação, além de fornecer uma impressão global do nível linguístico lexical da criança, de permitir estimar a extensão de seu vocabulário e de sua capacidade de se expressar verbalmente, também assume valor preditivo quanto ao sucesso ou insucesso na aprendizagem da leitura.

O teste foi projetado para uso com crianças de 4 a 10 anos, em versão computadorizada, porém possibilitando uma marcação que discrimina os tipos de erros apresentados, quais sejam: Erros Fonológicos, Erros Semânticos, déficits de vocabulário ou Erros tipo Disparate.

Ao final do teste o computador gera automaticamente os dois tipos de resultado:

a) quantitativo - classificando o examinando como "comprometido", "suspeito", "normal" ou "acima da média", com base no emprego de percentis;
b) qualitativo - demonstrando o grau de incidência das falhas de natureza diversa anotadas pelo examinador.

A tarefa para todas as faixas etárias consiste em nomear uma figura, respondendo às perguntas "O que é isto?" (para substantivos), "O que ele (ela) está fazendo?" (para verbos) e "Como se chama este conjunto?" (para categorias) As figuras correspondem a palavras padronizadas para cada faixa etária.



Requisitos do sistema:

sistema operacional: Windows 95, 98 ou 2000
processador Pentium 133 MHz com 32 MB de memória RAM
aproximadamente 10 MB de espaço livre no HD
unidade de CD-ROM
monitor de vídeo padrão VGA colorido
resolução (monitor de 14 e 15 polegadas): 640 x 480 pixels para o monitor de 14 ou 15 polegadas
joystick tipo manche
impressora colorida ou preto-e-branca

No caso de utilização de laptop, sugerimos aqueles com tela de 15 polegadas. Para laptop existe um joystick especial, com saída USB.


Data: 19/9/2004 comentário 2/11

O Teste de Atenção Visual - 3a. revisão (TAVIS-3)

O Teste de Atenção Visual - 3a. revisão (TAVIS-3) é o mais completo teste neuropsicológico para avaliação da capacidade atentiva desenvolvido integralmente no Brasil. Ele foi construído a partir de uma amostra de 630 crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas.

Ele foi idealizado para avaliar três aspectos cruciais da atenção: a sustentação (concentração), a seletividade e a alternância. Para isso, foi criado um programa computadorizado que permite aplicar à criança ou ao adolescente três tarefas distintas (denominadas Tarefas 1, 2 e 3), num tempo total inferior a 30 minutos. Muitos testes de atenção endereçam apenas um ou outro aspecto, limitando as interpretações possíveis a partir do resultado obtido.

O computador automaticamente registra os erros e acertos cometidos. Os erros podem ser classificados em Erros por Ação (quando se responde na presença de um estímulo errado) e Erros por Omissão (quando se deixa de responder na presença de estímulo correto). Além disso, o computador também registra o tempo de reação em segundos, medida importante quando se avalia a capacidade atentiva.

Como o computador gera os resultados automaticamente, o examinador não precisa consultar inúmeras tabelas e realizar cálculos complexos para obter o resultado final. Isto também elimina os erros que podem ocorrer em testes não-computadorizados por ocasião do registro de dados, da correção e da consulta a tabelas. Ao final, obtêm-se todos os dados que permitem posicionar a criança ou adolescente em relação aos pares da mesma idade. Todas as tarefas são adaptadas de acordo com a idade da criança ou adolescente. Os gráficos gerados permitem visualizar cada resposta fornecida e também comparar o desempenho global com o esperado para a idade.

Tarefa 1:
Atenção seletiva: deve-se acionar o joystick quando o estímulo-alvo apresentado no alto da tela aparecer, dentre vários semelhantes.
Teste Infantil

Teste Adolescente

Tarefa 2:
Atenção alternada: deve-se acionar o joystick quando aparecem na tela dois estímulos que obedeçam a regra solicitada.

Para crianças, as regras que se alternam são "IGUAL" e "DIFERENTE". Para adolescentes, as regras que se alternam são "FORMA" e "COR".
Tarefa Infantil
Tarefa Adolescente

Tarefa 3:
Atenção sustentada: deve-se acionar o joystick quando aparecer o estímulo-alvo em uma tela vazia, permanecendo-se atento por um tempo prolongado em uma tarefa propositalmente monótona.
Tarefa Infantil


Requisitos do sistema:

sistema operacional: Windows 95, 98 ou 2000
processador Pentium 133 MHz com 32 MB de memória RAM
aproximadamente 10 MB de espaço livre no HD
unidade de CD-ROM
monitor de vídeo padrão VGA colorido
resolução (monitor de 14 e 15 polegadas): 640 x 480 pixels para o monitor de 14 ou 15 polegadas.
joystick tipo manche
impressora colorida ou preto-e-branca

No caso de utilização de laptop, sugerimos aqueles com tela de 15 polegadas. Para laptop existe um joystick especial, com saída USB.


Data: 23/6/2005 comentário 3/11

Sou acadêmica de Fonoaudiologia e tenho um paciente Autista, gostaria receber informações sobre terapias.Meu nome é Fátima Sampaio e meu endereço é fonofatimachado@ig.com.br. agradeço.


Data: 28/6/2005 comentário 4/11

sou professora em escola especial e tenho um aluna autista, ela ja possui vinte anos..Gostaria de receberinformaçoes de com poderia ajuda-la.
Obrigada..
diane@cpnet.com.br


Data: 26/8/2005 comentário 5/11

como estes testes podem ser adaptados aos idosos?
como dispor dos resultados para um trabalho preventivo?


Data: 9/1/2006 comentário 6/11

olha eu pidi no google teste para adolescente
e aparece isso pow


Data: 9/5/2006 comentário 7/11

Sou uma estudante de Ciência da Computação e estou dentro de uma pesquisa Científica dando foco no TAVIS. O projeto é para construção de um software que faça testes auditivos, tomando como base o TAVIS. Por favor, gostaria de maiores informações sobre o produto ou sugestões sobre onde poderia encontrar folders ou demos deste Software. Agradeço pela atenção.

Jimena
Contato: jimenaquel@yahoo.com.au


Data: 23/3/2007 comentário 8/11

Sou professora de uma aluna autista,queria saber como alfabetiza-la.


Data: 23/3/2007 comentário 9/11

Sou professora de uma aluna autista,queria saber como alfabetiza-la.Marlicerqueira@hotmail.com.br


Data: 16/3/2009 comentário 10/11

quero fazer o teste com meu filho de tres anos como posso fazer


Data: 21/7/2009 comentário 11/11

Existe alguma ferramenta por tempo determinado (Shareware) ??


Faça o seu comentário

Para validação, copie a palavra AUTISMO, exatamente como está escrita, no campo a seguir:









Esta página foi construída em 19/09/99, última atualização 20/03/2009.
Créditos: Eduardo Henrique Corrêa da Silva