AUTISMO
DISCUSSÕES E COMENTÁRIOS
Inicio | Temas

Nataçao e autismo


Data: 20/6/2004 comentário 1/166

Achei o artigo interessante:
Eduardo HCS

Título : AUTISMO E ATIVIDADE FÍSICA : A prática da natação como fator promotor de mudança no relacionamento interpessoal de um autista.


Autora : Fernanda Baptista

Lê-se no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) - que o autismo sofre significativo prejuízo na interação social, de forma ampla e persistente. Por consequência disso, podem haver fracassos no desenvolvimento de relacionamentos com os pais, demonstrando pouco ou nenhum interesse pelo estabelecimento de amizades (DSM IV, 1995 : 66). Baseando-se nos efeitos sócio - psicológicos da atividade física, pode-se prever possíveis mudanças altamente positivas na mente humana. Esse estudo limita-se a verificar possíveis mudanças na interação de um menino autista, com 14 anos de idade, que pratica natação no clube 12 de agosto, sediado na cidade de Florianópolis (SC), através da visão da mãe e da professora de natação. O instrumento utilizado, foi um estudo, foi um questionário, composto por questões fechadas, contendo perguntas relativas ao diagnóstico, relacionamento interpessoal, contato visual e físico e participação em brincadeiras. Chegou-se a conclusão que o fato de G. defrontar-se agora sozinho com a água na piscina, no banho ou no mar é um sentimento que traz satisfação profissional, além de comprovar o fortalecimento dos vínculos com os novos amigos, a exploração do ambiente e se deu domínio corporal alcançados através das aulas de natação. Sabendo, mais do que nunca, que a natação independente de qualquer metodologia, alcançou os objetivos, anulando os traumas psicológicos junto a água que afligiam e modificando positivamente sua auto-percepção e sua auto confiança.

Florianópolis, junho de 1998.


Data: 5/10/2004 comentário 2/166

Olá,
Sou professora de Educação Física e trabalho com natação para autistas. Há pouco terminei uma pesquisa sobre o tema, adaptando uma proposta de iniciação à natação. Sei da dificuldade em encontrar material refernte ao assunto, por isso coloco-me à disposição para quem estiver interessado no assunto. Cordialmente
Carolina Granato


Data: 12/10/2004 comentário 3/166

Olá sou também professor de educação física, e estou a começar também um projecto de natação com crianças portadoras de autismo.
Gostava de trocar informação acerca desta especificidade

Muito Obrigada

Nuno


Data: 9/11/2004 comentário 4/166

Olá, sou acadêmica de Educação Física e tenho artigo para fazer sobre autismo e atividade física, não tenho material referente à atividade física, se alguém pudesse me ajudar, agradeceria.
Obrigada, Ana Paula.


Data: 9/11/2004 comentário 5/166

Olá, sou acadêmica de Educação Física e tenho um artigo para fazer sobre autismo e atividade física, não tenho material referente à atividade física, se alguém pudesse me ajudar, agradeceria. Obrigada, Ana Paula (anapber@bol.com.br).


Data: 7/12/2004 comentário 6/166

Sou mãe de um menino autista de 8 anos. Gostaria de obter bibliografia e/ou comentarios de alguem que tenha experiência de atividade fisica para autistas, como influência de atividade fisica no rendimento global (comportamento, agressividade, terapias, comunicação).
lytsukamoto@hotmail.com


Data: 9/1/2005 comentário 7/166

Meu nome é Iris Batista, sou acadêmica de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a 8 meses faço trabalho voluntário no laboratório da UFES denominado LAEFA (Laboratório de Educação Física Adaptada), neste projeto trabalhamos com autistas e iniciaremos um trabalho trabalho com natação.
Se possível gostaria de ter acesso a materiais relativos a este assunto.
Atenciosamente
IRIS
(irisufes@yahoo.com.br)


Data: 11/2/2005 comentário 8/166

Chamo-me CArlos, trabalho com autistas desde hà 4 anos em natação e educação fisica, mas não se encontra muita bibliografia acerca de actividades fisicas para autistas. se´´alguem souber de alguma coisa, agradeço...

muito obrigado

zeconfuso@hotmail.com


Data: 27/2/2005 comentário 9/166

Olá, moro em Santa Maria (Rio Grande do Sul), meu nome é luciano e trabralho em uma academia onde , tem crianças com autismo, iniciando a pratica da natação, gostaria de materias e dicas de quem ja esta trabalhando a mais tempo nesta area, meu email é lmnogara@terra .com.br agradeço pela atenção.


Data: 8/3/2005 comentário 10/166

Olá,chamo-me Érika, moro em João Pessoa/PB,trabalho com natação para bebês e a poucos dias recebi uma criança autista de 6 anos,gostaria de receber informações sobre atividades aquáticas para esse tipo de patologia. Desde já agradeço pela colaboração, um grande abraço, Érika Alves de Souza. Meu email é erikaassouto@bol.com.br


Data: 26/3/2005 comentário 11/166

Meu nome é Víviam de Carvalho, sou professora de Educação Física e estou fazendo uma especialização em Educação Especial, moro em São Luís - Maranhão,gostaria de me corresponder com professores que trabalham, assim como eu, com natação para portadores de necessidades especiais.E-mail vylopes@ig.com.br, favor colocar no assunto natação especial.Obrigada!


Data: 26/3/2005 comentário 12/166

Meu nome é Víviam de Carvalho, sou professora de Educação Física e estou fazendo uma especialização em Educação Especial, moro em São Luís - Maranhão,gostaria de me corresponder com professores que trabalham, assim como eu, com natação para portadores de necessidades especiais.E-mail vylopes@ig.com.br, favor colocar no assunto: natação especial.Obrigada!


Data: 14/4/2005 comentário 13/166

carolina granato, oi!
Trabalho com crianças autistas e psicoticas, percebo grandes avanços nos alunos, entretanto, um projeto com justificativa e bibliografia se faz necessário, caso você tenha algo que julgue interessante para mim. Deise Carli
d4J@uol.com.br. Desde já agradeço.


Data: 21/4/2005 comentário 14/166

OLÁ SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM ENVIANDO MATERIAL SOBRE COMO DESENVOLVER UM TRABALHO PRÁTICO DE PSICOMOTRICIDADE COM CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL. OBRIGADA. FAVOR MANDAR NO ASSUNTO: AUTISTAS.
cavalcanticida@ig.com.br


Data: 22/4/2005 comentário 15/166


O que vou dizer é na condição de pai de um garoto autista, 10 anos. Em termos de educação física, a pessoa com autismo não dever ter nenhum tratamento diferenciado, exceto por particularidades individuais.
O indivíduo que tem puramente autismo, não tem problemas físicos. Tendem a ser fraquinhos, e desajeitados, porque normalmente são paradões (aspecto a ser trabalhado).
Os problemas do autismo são nas áreas da comunicação (principal), socialização, e comportamento.
Suas dificuldades estão justamente ai.
Você terá dificuldades para se comunicar com eles, use métodos tipo PECS (http://www.autismo-br.com.br/home/pecs.htm )se ele não fala, nem se comunica, é fácil e eficiente.
Socialização: a educação física será bom para eles, mesmo porque fazendo exercícios ele produzirá a tão desejada endorfina, logo satisfação. O cansaço fará com que ele se tenha sono, ou regule o sono (muitos não dormem, ou dormem pouco no horário correto), etc... todos os benefícios que você já conhece.
Comportamento: você deverá ter paciência, mesmo porque o comportamento é fruto normalmente de frustração por não conseguir falar, se comunicar ou por não conseguir qualquer outra coisa. Trabalhe sempre de forma lúdica, é a melhor forma. Trabalhar o comportamento com a metodologia chamada ABA ( Applied Behaviour Analisys).

Eduardo HCS - Pais Alexandre, 10 anos - Sete Lagos/MG
E-mail: contato@autismo-br.com.br
www.autismo-br.com.br


Data: 4/5/2005 comentário 16/166

Ola meu nome é Joao Paulo e vou iniciar a trabalhar em um projeto da rede Sesi-Minas chamado Projeto Cira na cidade de caratinga este projeto ira atender os portadores de necessidades especiais onde vai ter turma de autista de varias idades gostaria que voces me dessem uma dica de que tipo de atividade posso oportuniza-los a fazerem tendo assim uma melhor aceitação para a turma.Se for possivel ficarei grato um grande abraço e espero resposta...
joaopauloefisc@oi.com.br
joaopauloefisc@hotmail.com.br


Data: 14/5/2005 comentário 17/166

Projeto Cira

O problema em se formar uma turma não está em que com que atividades voce pode trabalhar, mas em como trabalhar com vários autistas, e pior, de idades diferentes.
Sabia que como qualquer indivíduo, cada autista é um indivíduo. O que servirá para um pode e provavelmente não servirá a outros.
Meu conhelho de pai, é trabalhar com os pais (pai ou mãe) dentro da piscina, no caso dos mais novos, e de preferência em turmas heterógênias, com maioria de crianças sem necessidades especiais.
Para os maiores, também com pais ou facilitadores dentro da piscina, se possível em turmas heterogênias, como acima.
Das atividades que voce pode trabalhar, diria que qualquer uma que seja aceita pelo indivíduo com autismo, dando enfase para a melhora do tonus muscular.

Eduardo HCS


Data: 26/5/2005 comentário 18/166

sou estudante de educaçõa física da faculdade federal do maranhao estou a procura de materiais a respeito da nataçao para autistas, pois encontro dificuldades neste assunto.


Data: 1/6/2005 comentário 19/166

Olá, o meu nome é Shirley e estou com a Educação Física Especial, para portadores de necessidades especiais. Para o estudo de caso do quarto ano do Curso Superior, decido o trabalho com o autismo. Começo uma pesquisa e busco novo conhecimento para a área. Desejo uma ajuda. Um abraço, Shirley. Brasília-DF.
shirleymarciano@hotmail.com


Data: 9/6/2005 comentário 20/166

e o acho que voceis deveriam comentar mais..


Data: 1/7/2005 comentário 21/166

Ola meu nome e Eliane, trabalho com nataçao para crianças autistas, e bebes. Gostaria de trocar informaçoes com outros profissionais da area.nanihein@bol.com.br


Data: 5/7/2005 comentário 22/166

Olá Carolina Granato, sou pai de uma criança com diagnóstico de Sd de Asperger (quadro mais brando do autismo) Gostaria muito de ter acesso ao material que você produziu. Por favor, entre em contato comogo pelo e-mail andrekm898@hotmail.com.br


Data: 11/7/2005 comentário 23/166

Olá, meu nome é Isabella Vieira, tenho um irmão autista de 17 anos, e convivo com esta falta de relacionamento dele, como estopu no ultimo ano de Ed. Física, gostaria que meu trabalho de graduação fosse relacionado com este tema, natação e autista, onde poderia conseguir referências boas para dar inicío a este trabalho?
Por favor, quem puder me ajudar, meu e-mail é isakabessa@hotmail.com


Data: 2/8/2005 comentário 24/166

data 01/08/05
sou professora de educacao fisica e gostaria de receber material sobre atividades para portadores de autismo, e bibliografias sobre esse assunto ou onde encontrar sobre esse assunto.
Por favor, quem puder ajudar, e-mail ludliberato@hotmail.com e lucianiprof@bol.com.br.


Data: 5/8/2005 comentário 25/166

Ola galerá...
Fico feliz pelo interesse de todos vcs em se informar por um assunto que é tão antigo e até o momento pouco investigado...
Gostaria de expressar meu apoio aos senhores, por tão grande interesse, e dizer que tambem que estou interessado no assunto. Sou recem formado em Educação Fisica, e agora estou cursando o curso de Fisioterapia, dentro em breve pretendo consiguir juntar varias informações, e aí quem sabe poder ajudar todos vcs, ahhhh... esqueci de comentar, trabalhei com natação por alguns longos anos, e nesta experiencia tive varios alunos autista, oque me lembro bem era sobre o comentarios dos pais, onde afirmavam a melhora de seus filhos em varios aspectos.
Qualquer informação que seja de grande valia, favor me contactar neste email Wagnersiri@yahoo.com.br
Atenciosamente
Wagner Cruz


Data: 16/8/2005 comentário 26/166

Sou Acadëmico de Educacao Fisica, e vou comecar a ministrar aulas no meu estagio e gostaria de receber atividades que possam ser realizadas com autistas - meu e-mail e pxloven@yahoo.com.br
Sou de Santa Helena P.r
CUrso a faculadade UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Parana.
Desde ja agradeco sua colaboracao.


Data: 17/8/2005 comentário 27/166

Bom dia. Sou avo de um menino de 3 anos que em junho foi diagnosticado como autista. Solicito que me enviem todas as informacoes que facilitem a nossa comunicacao com ele. Desde ja muitissimo grata.
Edna das Dores de Oliveira Coimbra

Email ednaoliveiracoimbra@hotmail.com


Data: 22/8/2005 comentário 28/166

Olá... Bom eu estou começando a fazer o meu trabalho de conclusão de curso (TCC) e esse é mais ou menos o tema q eu escolhi (Autismo e a Natação), trabalho tbm como voluntário em Mogi das Cruzes - SP no GAIA (Grupo de Apoio à Inclusão de Autistas), gostaria de informações e ajuda sobre esse assunto. Muito Obrigado, André Paraventi.
E-mail... andre.paraventi@uol.com.br


Data: 27/8/2005 comentário 29/166

hola que tal, soy un estudiante chileno que investigo el origen de el autismo, una parte de mi estudio esta dirigido a la parte de recuperación fisíca de el autismo en las personas por eso es que hago un llamado a los profesores de ed. fisica que tengan conocimiento de que hacer como prefesor para tratar este problema.


Data: 31/8/2005 comentário 30/166

Olá, sou aluna de Ed. Física da ACM-FEFISO de Sorocaba e estou desenvolvendo um trabalho sobre os benefícios da natação para pessoas com necessidades especiais, gostaria de receber informações sobre o assunto. Desde já muito obrigada, Elisandra.
E-mail>elisandra_nunes@hotmail.com


Data: 5/9/2005 comentário 31/166

olá a todos! sou aluna de educaçao de infância em Lisboa e gostav de saber mais sobre autismo, pois é um assunto que interessa muito. Gostava de trabalahr um dia com crianças autistas e quem sabe fazer um projecto em dar aulas de nataçao a crinças c esses problemas. abraços a todos e felicidades Letícia Lagarelhos


Data: 6/9/2005 comentário 32/166

Olá, sou graduando de Ed. Física do CEFET-CARIRI e estou estagiando com iniciação a natação em clubes aqui no ceará.Entre os alunos a que dou aula, um deles é autista e muito pouco encontro sobre a nataçao para esse grupo especial. Queria muito conhecer mais sobre o tema.
Grato
Malba Efraim
malbaefraim@hotmail.com


Data: 12/9/2005 comentário 33/166

Sou um pai com um filho com autismo, gostaria que me fosse indicado em Lisboa, ou perto, locais para natação para ele, o meu filho tem 5 anos.


Data: 23/9/2005 comentário 34/166

ola... como a educacao fisica pode ajudar o lado psico-motor e social em pessoas com autismo?
Rodolfo Bastos
se puder falem um pouco da fisiologia....
rodolfobastos1@hotmail.com


Data: 30/9/2005 comentário 35/166

Olá! Sou academica de Ed.Fisica e pretendo realizar meu trabalho de conclusão de curso abordando o assunto de crianças autistas e a atividade aquatica, estamos iniciando um projeto com a APAE NH com 4 crianças com autismo.Gostaria de bibliografias sobre autismo e atividades fisicas.
www.marisarsl@terra.com.br


Data: 9/10/2005 comentário 36/166

OI ,EU SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, SOU SIMPLESMENTE APAIXONADA POR CRIANÇAS ESPECIAS (AUTISTA) E ADORARIA RECEBER INFORMAÇOES SOBRE ESSE ASSUNTO TÃO ENCANTADOR.sianecosta@hotmail.com.OBRIGADO!!!


Data: 10/10/2005 comentário 37/166

sou adriana alais professora de educação física do cedap/pirassununga.Penso que o trabalho de ed. física com autista não deve ser restrito apenas às aulas de natação,apenas temos que colocar em prática nosso trabalho e não ficarmos esperando as atividades cairem do céu.


Data: 17/10/2005 comentário 38/166

olá somos da APAE de Piumhi/MG, gostariamos que nos ajudassem, indicando projetos que possamos montar para enviar para o governo.
apaepiumhi@bol.com.br


Data: 19/10/2005 comentário 39/166

Oi sou estagiaria do projeto cira de Montes Claros, no clube do SESI MINAS,gostaria de conhecer pessoas que tambem trabalham com criancas especiais ou do cira. bjos


Data: 21/10/2005 comentário 40/166

Olá! estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobe a socialização de crianças autistas, gostaria de mais informações sobre o assunto.


Data: 30/10/2005 comentário 41/166

Oi gostaria que me enviassem citações e bibliografias sobre o autismo, para desenvolver um trabalho de pós-graduação


Data: 19/11/2005 comentário 42/166

Olá! estou fazendo um trabalho sobre iniciação a natação e gostaria que me enviassem algum material sobre o assunto.


Data: 5/12/2005 comentário 43/166

oi eu estou a fazer um trabalho sobre nataçao mas tem de ser muito complexo e nao sei como fazer


Data: 5/12/2005 comentário 44/166

oi eu estou a fazer um trabalho sobre nataçao mas tem de ser muito complexo e nao sei como fazer


Data: 5/2/2006 comentário 45/166

Olá!Meu nome é Lucilene, trabalho na APAE/São Carlos-SP, sou professora de Ed. Física, gostaria de receber materiais práticos para minhas aulas, pois estou com dificuldades para encontrar. Obrigada.

E-mail:natchicrala@bol.com.br



Data: 12/2/2006 comentário 46/166

Oi,sou estudante de Pedagogia pretendo me especializar em educação para crinças especiais(autismo e outras),gostaria de receber informações sobres estas.Agradeço!!!!!!
itamara_pedradomar@yahoo.com.br


Data: 24/2/2006 comentário 47/166

Ola, sou fono e travbalho com crianças especiais e estou lendo sobre o travalho do PECS e gostaria de saber como faço para conseguir o questionario que e feito com os pais para saber das preferencias dos filhos?
Agradeço se puderem me ajudar
Meu email: melissa.schultz@zipmail.com.br


Data: 24/2/2006 comentário 48/166

Ola, sou fono e travbalho com crianças especiais e estou lendo sobre o travalho do PECS e gostaria de saber como faço para conseguir o questionario que e feito com os pais para saber das preferencias dos filhos?
Agradeço se puderem me ajudar
Meu email: melissa.schultz@zipmail.com.br


Data: 8/3/2006 comentário 49/166

Olá! Meu nome é Paula Salla, sou estudante de Ed. Física de Caxias do Sul, RS e estou começando a fazer o meu TCC. A princípio, escolhi como tema AUTISTAS E ATIVIDADE FÍSICA. Provavelmete farei relacionado à natação, mas estou com dificuldades em encontrar material, bibliografia e atividades!
Se alguém puder me ajudar...
Agradeço desde já.
Email e MSN: paulasalla@hotmail.com


Data: 19/3/2006 comentário 50/166

Opa!sou academnico de educação fisica e preciso de material sobre autismo com referencia na natação.Quem puder ajudar diegobarros272@hotmail.com obrigado meu nome é Diego Felipe.


Data: 21/3/2006 comentário 51/166

show de bola cara!


Data: 22/3/2006 comentário 52/166

Não tenho dúvidas, minha realização profissional está ligada ao trabalho com autistas. Vou fazer meu TCC sobre autismo e atividades aquáticas (estudo de caso). Preciso da colaboração de vocês.
Desde já , agradeço.
Flavinha_cbt@hotmail.com


Data: 26/3/2006 comentário 53/166

olá, sou professora de educação fisica e tou começando um trabalho de adaptação aquatica com autista, ams estou sem referencia se puder me ajuar mandando informações para geufelina@yahoo.com.br
obrigada


Data: 2/4/2006 comentário 54/166

OLA TB SOU ESTUDANTE DE ED.FÍSICA E GOSTARIA QUE SE ALGUEM PUDESSE MIM AUDAR,POR QUE ESTOU QUERENTO TRABABALHAR A ED.FISICA COM PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAL.AGRADEÇO DESDE JÁ,SE PUDER MANDE PARA O IMAL FR.CRUZ@BOL.COM.BR.


Data: 3/4/2006 comentário 55/166

Olá, meu nome é Viviani e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso , sobre consequências psicológicas da prática da Natação para indivíduos autistas, me baseando em minha sobrinha de 9 anos que é autista. Se vc tem algum material que possa me oferecer, por favor mande para o meu e-mail viviani_reis2002@yahoo.com.br. pois tenho pouco materia e estou precisando urgente.
Um abraço, Viviani Reis.


Data: 26/4/2006 comentário 56/166

Olá, meu nome é Levi, sou estudante de EF, trabalho com portadores de necessidades especiais e estou desenvolvendo um estudo de caso com autistas. Estou precisando muito de artigos ou materiais que relacionem natação X autismo. Caso tenham algo que possam me enviar agradeceria muito !!!
Um abraço, Levi.
levi.jr@gmail.com


Data: 2/5/2006 comentário 57/166

MInha noiva Priscila Tavares, está defendendo monografia com o tema "aprendizado para o autista, como socializá-los".
Por favor se puderem mandar material par a monografia dela eu ficarei muito grato.
O endereço de e-mail é pritavares@oi.com.br
Marcelo Peres.


Data: 4/5/2006 comentário 58/166

oiee, sou estudande de ed física em Bauru-sp, e estou estagiando na área de natação. Estou com um aluno autista e gostaria de saber qual a didática utilizada por pessoas q ja estão na área a um tempo... Obrigado!!!
e-mail: diegomasson@bol.com.br


Data: 7/5/2006 comentário 59/166

Oi... Meu nome é Esteban Romanutti, de Arujá estou fazendo o curso de Educação Física e estou precissando de ajuda... material para ajudar crianças com a Sindrome de Kanner (Autismo) para um melhor desenvolvimento físico e psiquico com a ajuda da natação... por favor entrar em contato comigo no e-mail tutengue_86@hotmail.com ou tutengue_86@yahoo.com.ar
Grato.
Esteban Romanutti
PD. POR FAVOR MESMO...


Data: 14/5/2006 comentário 60/166

Olá...Sou professora e psicóloga. Gostária de orientação de como trabalhar com crianças autista nas séries iniciais.
caso tenha algum material que seja útil para autismo agradeço desde já.
E-mail. psico_hiperatividade@yahoo.com.br


Data: 15/5/2006 comentário 61/166

Tenho um amigo que tem filho autista, ouvi dizer que em Pirassununga na APAE, existe um tratamento muito eficaz. Gostaria de confirmar a informação, e saber como poderia ser o encaminhamento.
Catia
email : csgavioli@netsite.com.br


Data: 22/5/2006 comentário 62/166

Olá, trabalho na area de educação e estou querendo sugestoes de materiais para trabalhar com criança autista.lucianaveb@zipmail.com.


Data: 26/5/2006 comentário 63/166

Sou professora de natação e preciso de material referente a natação para criança de 1 a 13 anos


Data: 26/5/2006 comentário 64/166

Sou professora de natação e preciso de material referente a natação para criança de 1 a 13 anos meu email é lihubner@yahoo.com.br


Data: 8/6/2006 comentário 65/166

Sou professora de Educação Física e comecei recentemente a trabalhar com crianças com autismo e tenho tido muita dificuldade em aceder a informação relativa a este tema. Se alguém me puder ajudar, o meu e-mail é: catia.carvalho@rnc.pt


Data: 19/6/2006 comentário 66/166

LIVRO NATAÇÃO PARA AUTISTAS
Sou Professora se educação Física e, o trabalho que comentei anteriormente sobre natação para autistas foi apresentado no Fórum Internacional de Saúde Esporte e Lazer do Sesc em junho de 2006 e publicado em forma de livro , quem se interessar meu contato é : carolgranato@gmail.com.
Até breve
Carolina Granato


Data: 9/7/2006 comentário 67/166

Meu nome é Lívia Saiol, gostaria de pedir se possível que me mandasse alguns exemplos de atividades que posso realizar com criança especial. Irei começar um trabalho voluntário na Comunidade Jesus Menino, uma casa que abriga crianças especias. Espero poder contar com a ajuda de vocês. Desde já o meu muito obrigada,
Atenciosamente

O meu endereço de email é: www.holdata.com.br


Data: 1/8/2006 comentário 68/166

Olá!!!

Sou professora de educação física e estou começando um trabalho com um aluno autista de 14 anos. Gostaria de pedir ajuda a todos que puderem colaborar, me mandando materiais, artigos ou bibliografia... desde já agradeço.
letgiacomini@yahoo.com.br


Data: 21/8/2006 comentário 69/166

olá.. sou estudante de educação fisica e trabalho com crianças autitas e gostaria de receber informações de pessoas que atuam nesta área´para eu poder trabalhar melhor.. como: artigos, bibliográfias, materiais... sobre qualquer tipo de atividade fisica. meu e-mail é aryannebc@ig.com.br. desde já agradeço.


Data: 21/8/2006 comentário 70/166

olá.. sou estudante de educação fisica e trabalho com crianças autistas e gostaria de receber informações de pessoas que atuam nesta área´para eu poder trabalhar melhor.. como: artigos, bibliográfias, materiais... sobre qualquer tipo de atividade fisica. meu e-mail é aryannebc@ig.com.br. desde já agradeço.


Data: 22/10/2006 comentário 71/166

ola!!tbm sou professora de educação física e dou aula de natação.estou tendo muita dificuldade em encontrar materiais sobre o assunto para que eu possa desenvolver um bom trabalho com meu aluno.
meu e-mail é yarinhavalmeida@bol.com.br
desde já ,agradeço


Data: 1/11/2006 comentário 72/166

Boa tarde.
Meu nome é Vanessa Almeida da Silva, tenho 22 anos, sou estudante de Educação Física e estou começando a pesquisar sobre crianças que tenham autismo, pois acho um assunto muito legal para se trabalhar em uma monografia.
Gostaria de saber se teria alguém que possa me ajudar me passando os níveis de autismo e como posso trabalhar com eles. Pois preciso entendê-los para que eu possa começar o meu projeto.
Meu e-mail é (snnarfy@hotmail.com)
Grata desde agora.


Data: 30/11/2006 comentário 73/166

www.flavinha.edfisica.@hotmail.com


Data: 9/3/2007 comentário 74/166

muitas coisas


Data: 18/3/2007 comentário 75/166

Oi sou estudante do curso de E.F estou desenvolvendo um trabalho sobre os benefícios da natação para autistas...Gostaria muitíssimo de ter mais meterias e pesquisas sobre o assunto.por favor podem me ajudar?
giselle.aa!@bol.com.br
Espero ansiosa!

Grata!


Data: 18/3/2007 comentário 76/166

Oi sou estudante do curso de E.F estou desenvolvendo um trabalho sobre os benefícios da natação para autistas...Gostaria muitíssimo de ter mais meterias e pesquisas sobre o assunto.por favor podem me ajudar?
giselle.aa@bol.com.br
Espero ansiosa!

Grata!


Data: 12/4/2007 comentário 77/166

olá pessoal gostaria de saber se alguém pode me ajudar indicando artigos e livros e tratem sobre educaçaõ fisica ou brincadeiras para autismo infantil


Data: 13/4/2007 comentário 78/166

Oi, sou professora de educação especial e tenho uma aluna autista e gostaria de receber ou trocar idéias sobre a melhor forma de fazer um trabalho onde consiga obter um resultado melhor nas atividades realizadas com o autista.


Data: 3/5/2007 comentário 79/166

Olá, sou fisioterapeuta e trabalho com hidroterapia com crianças autistas e com transtornos...
O resultado é surpreendente!!!!


Data: 25/5/2007 comentário 80/166

olá sou acadêmico do curso de educação física e peço uma ajuda em relação a exercicio que possam ser aplicados na natação e em outras modalidades para autistas e tambem com outras deficiencias.meu e-mail(fabio-pab@hotmail.com)
desde ja agradeço!!!!


Data: 26/5/2007 comentário 81/166

Sou pai de um garoto autista, 12 anos, sem comorbidades associadas.

A meu ver, não há nenhuma distinção entre o que uma criança, ou adulto com autismo, possa fazer, em relação a uma pessoa dita "normal", no quesito atividade física.
Tanto é assim, que um diagnóstico de autismo não leva em conta aspectos físicos.

Por outro lado, o autista, no geral, "tende" a ser paradão, e sendo assim, toda atividade física é bem vinda.

É também comum acontecer da criança ter uma dose de hiperatividade, mais uma vez a atividade física é bem vinda, pois reduz os níveis de hiperatividade, e melhora a atenção, sono, etc...
A natação, em particular, costuma produzir uma melhora significativa na questão da atenção, sono, melhorando o rendimento escolar, pois é muito relaxante.

O problema não é em termos do que fazer, mas de como fazer, pois uma das áreas envolvidas na triade de sintomas, que constituem o autismo, é o comportamento, este sim é um problema.
Deve-se então procurar estratégias, para contornar o comportamento inadequado, para possibilitar a aplicação dos exercícios.
Geralmente todas as atividades lúdicas são bem aceitas. Atividades formais, raramente funcionam.

Nos exercícios e atividades desenvolvidas, deve-se tomar cuidado para não cairem em rotina, porque o autista pode adota-las, dispensar o professor e ficar por conta própria.
Soma-se ao comportamento, a manipulação, em que são mestres. Para esta última, aconselho a abordagem ABA (Applied Behaviour Analysis), reinvenção da abordagem comportamental Lovas.

O professor não deve ir para a atividade com o pensamento de condutor, e sim de parceiro do autista, e se envolver com a atividade e o autista.

Atualmente o meu filho faz natação a quase 1 ano, comigo (aluno) e com o mesmo professor.
No início ele entrou na linha, o que deixou o professor estimulado, porém como disse acima, caiu numa rotina e ele atualmente fica brincando, mergulhando, pegando brinquedos, de vez em quando, ele resolve pegar a prancha e fazer algum exercício, mas inventa as mais diversas utilizações para ela, menos a determinada pelo professor.

Nadamos na mesma raia, e quando é necessário alguma disciplina, entro em ação, mas basicamente fico nadando.
Além da função exercício, as aulas na piscina, são momentos afetivos com meu filho, em que, por mais que eu fique nadando, é um momento em que ele tem minha atenção, e se sente seguro.

Não é preciso falar muito sobre este último parágrafo, pois é exatamente como se trabalha com bebes, e crianças novas, onde os pais entram na piscina com os filhos. Funciona do mesmo jeito.

Eduardo HCS


Data: 28/5/2007 comentário 82/166

sou aluno d 3ºano do curso de E.F.D na U.E. e gostaria muito de desenvolver um trabalho sobre o autismo e o exercicio. é uma população que me interessa e sobre a qual gostaria de ter mais informações e gostaria de trabalhar!!! o meu contacto é nelio_cordeiro86@hotmail.com.


Data: 25/6/2007 comentário 83/166

O comentário do dia 26/05/2007 de um pai já me tranqüilizou, pois minha experiência com autistas será concretizado agora em agosto/2007.
Assim que soube que receberia um aluno com necessidade educativa especial me senti muito bem, ou seja, disposta a "ajudar", e conseqüentemente, me ajudaria.
Trabalhei com pessoas com necessidades educativas especiais, mas nunca com autista.
Mas mesmo assim gostaria de receber materiais com algumas idéias de atividades lúdicas e outras para que não caia na mesmice e o aluno não queira mais se envolver com o professor!

Desde já agradeço a atenção!

neilacarrilho@yahoo.com.br
neila_mocka@hotmail.com


Data: 10/7/2007 comentário 84/166

Olá gostaria de saber quem pode me dar uma ajuda pois sou recém formado em Educação Física e trabalho com natação, e agora onde trabalho vamos iniciar aulas com crianças autistas quem puder me mandar alguma coisa a respeito serei muito grato meu E Mail é

beto.sports@hotmail.com

muito obrigado gente


Data: 23/7/2007 comentário 85/166

Olá, sou professora num jardim de infâcia waldorf e frequentemente tenho recebido crianças que não conseguem se relacionar com as outras, também tendo dificuldades de se relacionarem comigo e até mesmo com os pais, pois parecem viver num mundo só delas. Os pais destas crianças dizem que as tiraram da escola anterior pois lá haviam sido taxadas com algum nível de autismo, no que eles(não querendo acreditar nisto) acharam um absurdo tal colocação.
No contato com elas acabo me perguntando se realmente elas não trazem um certo grau de autismo, mas preciso ter mais conhecimento dos possíveis graus para saber a melhor forma de chegar aos pais sem os assustar, para que eles fiquem receptivos às orientações e possamos caminhar juntos na melhor forma de lidar com elas. Não quero que os pais mais uma vez as tirem da escola, pois acredito que quem mais sofre com estas contantes mudanças são elas, e ainda por cima sou apaixonada por elas, pois apesar de suas dificuldades são extremamente sensíveis, inteligentes e criativas.
Ficarei muitíssimo grata se alguém puder me ajudar!
Amanda


Data: 6/8/2007 comentário 86/166

ola trabalho com uma criança autista e gostaria de dicas de brincodeiras para se trabalhar com ele


Data: 14/8/2007 comentário 87/166

idem a pergunta anterior.


Data: 16/8/2007 comentário 88/166

olá, sou recém formado em Educação Física e estou precisando de algum material relacionado à Natação para crianças autista pois tentarei fazer minha monografia de colclusão da pós sobre esse tema.


Data: 16/8/2007 comentário 89/166

Esqueci do meu e-mail: sacioli@terra.com.br


Data: 17/8/2007 comentário 90/166

Sou valneidson, estudate de ED.FÍSICA,fsba.BA, Trabalho com uma criança autista de oito anos a quatro meses, tenho me supreendido a cada dia com seu desenvolvimento; Em nossas atividades diárias brincamos de bicicleta, pega pega, futebol, tudo com um pouco de números, letras e perguntas sobre seu corpo.

valneidson@ig.com.br


Data: 3/9/2007 comentário 91/166

Olá!
Sou acadêmica de Educação Física, e preciso de materias sobre autismo e as possibilidades de atividade fisica para os mesmos!

é importantíssimo!

e-mail: an_ange16@yahoo.com.br


Data: 3/9/2007 comentário 92/166

Olá!
Sou acadêmica de Educação Física, e preciso de materias sobre autismo e as possibilidades de atividade fisica para os mesmos!

é importantíssimo!

e-mail: an_ange16@yahoo.com.br


Data: 14/9/2007 comentário 93/166

Oi gente! Sou formada em Ed. física e recentemente uma mãe me pediu para dar aulas de natação para seu filho que era uma criança especial, pois, além de autista, ele também é portador de deficiência visual.
Ainda não tive experiência alguma, mas estou muito interessada, pesquisando bastante para colaborar no desenvolvimento motor dessa criança. Quem puder me passar relato de experiência, entrar em contato pelo email: vanessaapolinario@hotmail.com
Valeu!!


Data: 22/9/2007 comentário 94/166

oi estou prcisando trocar ideias sobre dinâmicas e braincadeiras com autistas por favor mandem contatos joabessom@hotmail.com


Data: 25/9/2007 comentário 95/166

sou aluna de Ed.Fisica do 6 semestre minha monografia é sobre os Beneficios do esporte na criança autista, quem dispor de materiasi sobre o assunto favor enviar-me se possivel, desde ja obrigada Luana Aline,
mayka_dinho@hotmail.com


Data: 5/10/2007 comentário 96/166

eu estava vendo um filme sobre dois garotos que tem autismo e me enterecei por esse assunto; então eu queria saber de vcs como são pessos que iem esse problema esse problema tem cura gostaria muito de conversar com uma pessoa que tem esse tipo de doença


Data: 6/11/2007 comentário 97/166

Minha filha de 12 anos tem síndrome de Asperger. Estou procurando um profissional para dar aulas de natação para ela em Brasília-DF. nilca.mileski@hotmail.com


Data: 16/11/2007 comentário 98/166

Estou fazendo minha monografia sobre Atividades Aquáticas para deficientes e estou precisando de materias.. se alguém souber sobre por favor entre em contao cmg...
meu email é mandinha2910@hotmail.com ===== me mande email falando que é sobre a monografia pq se naum eu nem leio se eu num souber de quem é o email... Até mais obrigada!!!


Data: 19/11/2007 comentário 99/166

Olá gostaria de saber de alguma Ong, Orfanato ou até mesmo hospitais que Eu posso trabalhar como voluntária, se possível envie-me sites, endereços que posso saber mais sobre esse assunto, desde já agradeço, e aguardo.
Meu E-mail: line_es@hotmail.com
Aline Dias


Data: 25/11/2007 comentário 100/166

MINHA FILHA TEM 12 ANOS E NAO FALA GOSTARIA DE SABER SE
ALGUEM PODE ME AJUDAR, POIS REFERENTE EXERCICIOS PARA
A FALA POIS ELA NAO CONSEGUE LEVANTAR A LINGUA , TALVES ESTA FALTANDO ALGUM EXERCICIO , ALGUM LIVRO QUE TENHA DE
FONOTERAPIAS JA TEVE ALGUNS AVANÇOS COMO CHUPAR CANUDINHO,
DAR BEIJINHO , O PROBLEMA SEU E FALTA DE OXIGENAÇAO NO CERE
BRO NA PARTE DA FALA, ESTUDA EM ESCOLA ESPECIAL.

MEU EMAILS SILENERIBAS@POP.COM.BR

OBRIGADO SILENE


Data: 25/11/2007 comentário 101/166

MINHA FILHA TEM 12 ANOS E NAO FALA GOSTARIA DE SABER SE
ALGUEM PODE ME AJUDAR, POIS REFERENTE EXERCICIOS PARA
A FALA POIS ELA NAO CONSEGUE LEVANTAR A LINGUA , TALVES ESTA FALTANDO ALGUM EXERCICIO , ALGUM LIVRO QUE TENHA DE
FONOTERAPIAS JA TEVE ALGUNS AVANÇOS COMO CHUPAR CANUDINHO,
DAR BEIJINHO , O PROBLEMA SEU E FALTA DE OXIGENAÇAO NO CERE
BRO NA PARTE DA FALA, ESTUDA EM ESCOLA ESPECIAL.

MEU EMAILS SILENERIBAS@POP.COM.BR

OBRIGADO SILENE


Data: 27/11/2007 comentário 102/166

Olá meu nome é anna claudia e meu tcc vai ser " A importancia da natação para autistas de nivel alto de 5 a 10 anos" e como todos sabem é muito dificil achar materiasis sobre o assuntO... faço parte do projeto gaia ( grupo de apoio a inclusão do altista e especial)... e devido a ao projeto escoli o tema do meu tcc..
Quem puder ajudar mande para acapaschuino@hotmail.com... e me add tbm podemos trocar informações...
Obrigada
um grande beijOOO


Data: 14/2/2008 comentário 103/166

OLÁ!
SOU ESTUDANTE DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE SÃO CAMILO!
PRETENDO FAZER O MEU TCC SOBRE AUTISMO INFANTIL E O BRINCAR!
TENHO UM POUCO DE MATERIAL, MAS NÃO O SUFICIENTE!
TENHO CONTATO COM ADOLESCENTES QUE TEM AUTISMO, POIS FAÇO ESTÁGIO EM UM CAPS "CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL" E FAÇO OFICINAS TERAPÊUTICAS COM ELES.
POR FAVOR, QUEM TIVER ALGUM MATERIAL QUE ACHAR INTERESSANTE ENVIAR-ME, AGRADEÇO.
OU QUEM SOUBER DE ALGUM LUGAR NO QUEL EU POSSA TER CONTATO NÃO SÓ COM ADOLESCENTES, MAS TAMBÉM COM CRIANÇAS C/ AUTISMO, POR FAVOR ME DIGAM ONDE É ESTE LOCAL.

NO MAIS, MEU E-MAIL É LARI.FREIRE@GMAIL.COM.

OBRIGADA
LARISSA


Data: 22/2/2008 comentário 104/166

Não venho para fazer comentários, e sim para pedir uma ajuda quem puder dar. Sou estudante de Educação Física e trabalho com crianças com autismo, dando aulas de natação. E nesse semestre irei fazer minha Monografia, onde o assunto será sobre eles. Gostaria de saber quem tiver algum material que possa me fornecer mande por e-mail pra mim. Grata desde agora Vanessa Almeida da Silva. Meu e-mail é (snnarfy@hotmail.com)


Data: 1/3/2008 comentário 105/166

Sou academica de Fisioterapia e meu trabalho de conclusão de curso é sobre o Autismo infantil. Gostaria de saber se alguem poderia me enviar algum material sobre hidroterapia com crianças autistas. Agradeço desde ja! Meu email é kalinasouza@gmail.com


Data: 2/3/2008 comentário 106/166

Ola, sou professora de educação física e gostaria de receber informações sobre aulas de educação física para crianças com autismo e sindrome de down, pois estou trabalhando na apae e gostaria de mais informações. obrigada Vanessa vabraganca@hotmail.com


Data: 9/3/2008 comentário 107/166

Olá, sou estudante de Educação Física e pretendo fazer minha monografia sobre benefícios cognitivos das atividades aquáticas para portadores da síndrome de autismo, e estou tendo dificuldades em achar pesquisas e artigos referente ao assunto. Já possuo uma certa experiência com autistas, porém necessito me aprofundar mais no assunto através de leitura... se alguém souber de algum artigo, revistas ou livros, peço para que me indiquem através do e-mail luamin_6@hotmail.com.
Desdes já agradeço...
Luana


Data: 22/3/2008 comentário 108/166

olá, sou estudante de educação fisica e estou querendo fazer minha monografia sobre o natação para autista, gostaria de ajuda pois está dificil encontrar muitas coisas , caso alguém o tenha, e possa me ajudar
ficarei agradecida, bárbara liz
e-mail ba_ufrj@hotmail.com


Data: 25/3/2008 comentário 109/166

oi, meu nome é juliana estou trabalhando com uma criança q tem autismo gostaria de sabe como trabalhar a tividades pedagogicas com ela.meu emil jjullyanna_@hotmail.com


Data: 25/3/2008 comentário 110/166

Alguem pode me enviar algo sobre a hidroterapia no autismo? SOu academica do curso de fisioterapia e estou realizando um trabalho sobre esse assunto.


OBrigada.

email: a.carlabr@hotmail.com


Data: 27/3/2008 comentário 111/166

Olá para todos,
acabei de ler um excelente livro de Natação para autista da autora Carolina Granato, Editora Publit e aconselho para todos que precisam de material nessa área.

Parabéns Carol pelo livro.

jennifer Fabri
Barra Mansa


Data: 10/4/2008 comentário 112/166

oi meu nome é marcos,estudo educação física na upe,e faço parte de um projeto que trabalha com a natação para pessoas portadoras de deficiêcia,e tenho alunos autistas,gostaria de algumas sugestões de atividades,obrigado.


Data: 10/4/2008 comentário 113/166

oi meu nome é marcos,estudo educação física na upe,e faço parte de um projeto que trabalha com a natação para pessoas portadoras de deficiêcia,e tenho alunos autistas,gostaria de algumas sugestões de atividades,obrigado.


meu e-mail é:marcos_thefast@yahoo.com.br

obrigado.


Data: 12/4/2008 comentário 114/166

OLÁ SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM ENVIANDO MATERIAL SOBRE COMO DESENVOLVER UM TRABALHO PRÁTICO DE PSICOMOTRICIDADE COM CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL. OBRIGADA. FAVOR MANDAR NO ASSUNTO: AUTISTAS


Data: 12/4/2008 comentário 115/166

OLÁ SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM ENVIANDO MATERIAL SOBRE COMO DESENVOLVER UM TRABALHO PRÁTICO DE PSICOMOTRICIDADE COM CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL. OBRIGADA. FAVOR MANDAR NO ASSUNTO: AUTISTAS

EMAIL. bronha_23@hotmail.com

adriano ribeiro


Data: 12/4/2008 comentário 116/166

OLÁ SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM ENVIANDO MATERIAL SOBRE COMO DESENVOLVER UM TRABALHO PRÁTICO DE PSICOMOTRICIDADE COM CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL. OBRIGADA. FAVOR MANDAR NO ASSUNTO: AUTISTAS

EMAIL. bronha_23@hotmail.com

adriano ribeiro


Data: 16/4/2008 comentário 117/166

Olá sou acadêmico do curso de Fisioterapia da UCSAl e estfou fazendo meu TCC com autismo Tema Resultados da Psicomotricidade em crainaças autistas gemêas no meio aquatico,, quem tiver algum artigo que fale sobre a terapia psicomotora no meio aquatico com autista e poss me enviar eu agradeço

silvaneineves@hotmail.com
silvanei neves


Data: 18/4/2008 comentário 118/166

Olá Sou estudante do curso de educação física, mas já atuo na área. Dou aula de natação pra crianças, porém, a pouco tempo atrás, apareceu um aluno autista e eu como ainda sou inexperiente na área fiquei com um pouco de dúvidas em como eu poderia dar aula de natação para autista, como tentar interagir com eles??? Eu conseguiria faze-los aprender a nadar??? O que vcs me sugerem???

agradecida
Thamires


Data: 18/4/2008 comentário 119/166

Jennifer,
Você mencionou o livro da Carol Granato, tem a referência dele?
Vocês tem encontrado mais publicações na área?!

Obrigada!!!
Dany - danyfef@hotmail.com


Data: 18/4/2008 comentário 120/166

oi!
meu nome é fagner,sou academico de educação fisica!
estou trabalhando consciencia corporal atraves de recreação,e vivencias corporais!
gostaria que me enviassem sugestoes de atividades,para que eu pudesse ter uma boa base!
e tambem para montar um artigo!
mandem para o endereço:fagnersaude@hotmail.com
obrigado


Data: 18/4/2008 comentário 121/166

Ola,
Meu nome é Marco, sou professor de educação fisica e estou trbalhando com aula individual com um parciente que tem sindrome do x fragil ( autista ) e gostaria de obter mais informações de que tipo de trabalho poderia fazer com esse aluno.
Se alguem tiver alguma coisa a respeito entre em contato comigo.
marquinhocampos1@hotmail.com
Obrigado
Marco - Recife - Pe


Data: 22/5/2008 comentário 122/166

e dificil falar sobre autismo num mundo onde as pessoas nao tem nem mesmo ideia do que seja,nao que eu saiba tudo sobre isso,mas acho que a mente das pessoas estao muito fechadas em relaçao a esse tema.uns ousam dizer que o autista nao sente,ou nao tem afetividade,acho isso um absurdo,pois tenho um filho em fase de analise,ainda nao sei se ele e autista ou nao.so sei que ele se alegra fica triste ama de uma forma diferente de nos ,mais muito verdadeira


Data: 10/6/2008 comentário 123/166

Tenho um filho autista com 4 anos, gostaria que alguem pudesse me indicar alguma escola de natação para crianças especiais de preferencia na zona norte de são paulo


Data: 23/8/2008 comentário 124/166

Olá sou acadêmica de Educação Física e estou escrevendo meu trabalho de conclusão de curso sobre Natação para autistas, mas como todos nós estou sofrendo com a falta de bibliografias ou estudos nessa área...
Quem puder me ajudar com qualquer material desde já agradeço...
meu e-mail é
marcinha.25@hotmail.com


Data: 31/8/2008 comentário 125/166

Olá sou acadêmico de ed. fisíca,estou trabalhando em uma escola de natação, onde estou desenvolvendo um trabalho com uma aluna autista. Estou começando minha monografia,onde o tema será os beneficios da natação para o autista. Por favor preciso de ajuda,agradeço qualquer material enviado:

cassiuslima@hotmail.com


Data: 14/9/2008 comentário 126/166

ALGUMA ESCOLA DE NATACAO OU PROFESSOR CAPACITADO NA ZONA NORTE DE SAO PAULO??????? MAE QUE ESCREVEU ACIMA TB ESTOU A PROCURA!!!!


Data: 30/9/2008 comentário 127/166

Bom Dia!

Sou estudante de psicologia, e trabalho com treinamento de portadores de necessidades especiais aqui na empresa, e trabalho com um autista de grau leve, gostaria de receber informações sobre o que desenvolver com ele mais especificamente, e com os outros também. Por favor enviem no e-mail : Gislaine.chaves@dellavia.com.br com o assunto autistas.

Obrigada e no aguardo,

Gislaine.


Data: 10/10/2008 comentário 128/166

Ola, estou iniciando estudos sobe autismo e atividade fisica. Como atuar nesse tipo d necessidade especial ?
Aguardo ajuda
Obrigada
Adriana gapdrica@hotmail.com


Data: 10/10/2008 comentário 129/166

Tenho um netinho autista e gostaria de saber onde posso encontrar uma academia ou clube para ele aprender a nadar.
Ele tem 11 anos e já está no 4º ano.
Se vira bem na piscina, mas não tem a técnica.
Aguardo
mregina.angeiras@terra.com.br
Podem me ajudar?
Obrigada


Data: 14/10/2008 comentário 130/166

Olá,meu nome é Érica.
Sou prof de educação física e trab com natação, gostaria saber mais como trab melhor essa área com crianças autistas, pois tenho um aluno de 6 anos e quero melhorar minhas aulad com ele. ericahta@click21.com.br


Data: 23/10/2008 comentário 131/166

oLA, gOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA ESCOLA DE NATACAO PARA CRIANÇAS AUTISTA NAS PROXIMIDADES DA CONSOLACAO POR FAVOR ALGUEM PODE ME AJUDAR.
mirian-vidal@hotmail.com


Data: 12/11/2008 comentário 132/166

Olá, meu nome é Carla, tenho um filho autista de 14 anos e gostaria de colocá-lo em uma escola de natação, sou de Guarulhos - SP e necessito urgentemente saber se há alguma escola de natação em Guarulhos e ou cidade mais próxima para que eu possa matricular o meu filho e ajudá-lo na integração social.

carla.simonne@hotmail.com


Data: 8/12/2008 comentário 133/166

gostaria de receber informações sobre natação para austista. Iniciei a trabalhar ocm essa modalidade e preciso de um suporte.
milapcosta@hotmail.com


Data: 4/1/2009 comentário 134/166

Estou cursando Pedagogia e trabalho na APAE de Uberaba,MG; Com alunos autistas onde pretendo me especializar e gostaria de receber modelos de plano de curso para serem trabalhados com os mesmos como propostas de atividades.lucimar.farnesi@hotmail.com


Data: 7/2/2009 comentário 135/166

OLÁ!Gostaria de pedi ajuda pois descobri que meu filho e autista em dezembro e ñ sei como lidar.Quero saber onde encontrar material visual para colar nas paredes de casa.Eprocuro deseperadamente pelos filmes:MEU FILHO MEU MUNDO,PEQUENO MILAGRE E OS GRAUS DO AUTISMO.OBRIGADA!Meu filho tem 2 anos e nove meses.


Data: 7/2/2009 comentário 136/166

OLÁ!Gostaria de pedi ajuda pois descobri que meu filho e autista em dezembro e ñ sei como lidar.Quero saber onde encontrar material visual para colar nas paredes de casa.Eprocuro deseperadamente pelos filmes:MEU FILHO MEU MUNDO,PEQUENO MILAGRE E OS GRAUS DO AUTISMO.OBRIGADA!Meu filho tem 2 anos e nove meses.email:lauritapossidonio@hotmail.com


Data: 20/2/2009 comentário 137/166

ola, estou no meu ultimo semestre do curso de educacao fisica, e estou pensando em realiizar artigo voltado a crianca autista e a natacao. Quem puder me ajudar em referencias pois esta dificil achar muita coisa, grayta....


Data: 13/4/2009 comentário 138/166

Oi, sou professora de educação física e estou interessada em receber material, de natação para autista, pois recebi uma proposta de trabalhar com esse público.
Atenciosamente,
BARBARA MARIANO- E-MAIL bar_mariano@yahoo.com.br


Data: 2/6/2009 comentário 139/166

sou professora de natação e estou começando a dar aula para um autista agora, e gostaria que me ajudassem, confesso estar meio perdida ainda mas não quero desistir.

samanthaedufisica@yahoo.com.br


Data: 9/6/2009 comentário 140/166

Olá sou academica de Educação Fisica na UTFPR e me interessei muito nessa área.estou a procura de artigos e trabalhos que possam me auxiliar no futuro TCC.
Muito obrigada
abraços!
gabi_winter89@hotmail.com


Data: 4/7/2009 comentário 141/166

OI, SOU ACADEMICO DE EDUCACAO FISICA DA UNESC - CRICIUMA -SC E ESTOU INICIANDO UM TRABALHO COM AUTISTAS NA NATACAO. GOSTARIA MUITO DE TER ACESSO AO MATERIAL RELACIONADO A ESSE TEMA. GRATO PELA ATENCAO..
jucas_papito@hotmail.com


Data: 12/8/2009 comentário 142/166

Sou professor de educação física e trabalho na associação pestalozzi em caldas novas estado de goiás; tenho turmas bastante diversificadas de deficiencias, mas a que me pesa mais é a de autismo por justamente não ter a minima experiencia com eles. Gostaia de receber, se possivel, detalhes de como trabalhar e de biografias, artigos, etc. que tratem do assunto.
deixo meu e-mail para contato e envio de material: rfccarrijo@yahoo.com.br.
sem mais agradeço a tenção de todos.
Prf. Esp. Ricardo F. Carrijo


Data: 5/10/2009 comentário 143/166

Olá. Sou educadora fisica, trabalho com autista e me interesso sobre o tema.Queria muito receber material (artigos, bibliografia, videos, etc.). Qualuqer material favor enviar para: aeluana@yahoo.com.br. Obrigada


Data: 6/11/2009 comentário 144/166

Boa Tarde, sou estudante de Desporto e Ed física em Portugal na metodologia Desporto e Populações especiais e gostava de obter informação sobre o autismo.

Agradeço uma resposta.

rotcha_13@hotmail.com


Data: 30/11/2009 comentário 145/166

Olá, sou Professor de Educação Física e Desporto em Portugal, e neste momento encontro-me a trabalhar com meninos autistas, tanto na disciplina de ed. Física aula prática, como na piscina em aula de Natação.Gostaria e precisava muito de material ou detalhes como trabalhar, (artigos, bibliografia, videos, etc) que me possam ajudar nesta tarefa linda mas difícil!!
Deixo meu e-mail para contato e envio de material: pedrorusso5@gmail.com
sem mais agradeço a tenção de todos.
Prf.Pedro Ferreira


Data: 9/5/2010 comentário 146/166

BOA NOITE SOU ALUNO DE ED. FISICA E VOU FAZER MEU TCC SOBRE EDUCAÇAO FISICA PARA AUTISTA,GOSTARIA MUITO SE VCS PUDESSEM ME AJUDAR POIS NAO ACHO MUITO MATERIAL PARA MEU TCC,DESDE JA AGRADEÇO E UMA BOA NOITE JUNIORMACIEL07@HOTMAIL.COM


Data: 13/5/2010 comentário 147/166

Olá Carolina!

Sou estudante de mestrado de Reabilitação Psicomotra, pela Faculdade de Motricidade Humana,da Universidade Técnica de Lisboa.
O tema da minha tese de mestrado é "Estudo do impacto da Intervenção Psicomotora em meio aquático em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)".
A minha área de estudo é a psicomotricidade, o objectivo da tese é criar um instrumento possível de focar e quantificar os comportamentos das crianças com PEA no meio aquático para que possa ser feita uma posterior avaliação sobre o impacto da intervenção. Deste modo, e porque também estou a ter dificuldades em encontrar material sobre o assunto, achei por milagre o seu email na internet. Adorava que me pudese enviar o livro porque em Portugal não devo conseguir encontrá-lo e concerteza seria uma mais valia para a minha tese. Se for possível falar consigo sobre a mesma,para trocar ideias, agradecia.

Com os melhores cumprimentos, aguardo uma resposta
Dorothy Freitas

se me quiser contactar dorothy_freitas@hotmail.com


Data: 24/8/2010 comentário 148/166

Sou Maria de Fátima,formada em Educação Física e Fisioterapia.Tenho uma criança autista e estou com dificuldade de tratar esta criança,pois a mãe me tolhe em tudo que tento fazer.A criança nem se quer molha o rosto(a mãe não deixa).Por favor se alguem pode me ajudar entre em contato pelo email:fatimamco@hotmail.com.

Obrigada


Data: 30/8/2010 comentário 149/166

Olá sou Educador físico e trabalho na AMA Associação de Amigos do Autista nesse mes de setembro realizaremos o curso de atividade Física eu e uma Físioterapeuta o curso tem duração de 4 horas nesse curso mostramos como trabalhamos na atividade física e os tipos de aula que realizamos todas estruturadas por referencias dicas visuais.
Qualquer interesse me mande um email que passarei as informações precisas do curso

Murilo Nosella Educador Físico

mv_murilo@hotmail.com


Data: 6/10/2010 comentário 150/166


BOA NOITE SOU ALUNO DE ED. FISICA E VOU FAZER MEU TCC SOBRE EDUCAÇAO FISICA PARA AUTISTA,GOSTARIA MUITO SE VCS PUDESSEM ME AJUDAR POIS NAO ACHO MUITO MATERIAL PARA MEU TCC,DESDE JA AGRADEÇO E UMA BOA NOITE JUNIOR

MACIEL07@HOTMAIL.COM


Data: 6/10/2010 comentário 151/166


BOA NOITE SOU ALUNO DE ED. FISICA E VOU FAZER MEU TCC SOBRE EDUCAÇAO FISICA PARA AUTISTA,GOSTARIA MUITO SE VCS PUDESSEM ME AJUDAR POIS NAO ACHO MUITO MATERIAL PARA MEU TCC,DESDE JA AGRADEÇO E UMA BOA NOITE JUNIOR

MACIEL_JR7@HOTMAIL.COM


Data: 14/10/2010 comentário 152/166

Maciel

Sou Diretora da Associação Amigos dos Autistas de Itu - AMAI oferecemos serviços de Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Hidroterapia, Equoterapia, Fonoaudiologia. Pedagogia e Educação Física. É muito importante que todos os profissionais trabalhem integrados com foco na competência individual de cada assistido. Um profissional completa o outro, cada um com seu olhar contribuindo para fomentar cada atividade.

A Professora de Educação Física faz um trabalho fantástico, tem experiência de muitos anos com crianças especiais. Sabemos que o trabalho com a criança autista requer paciência, confiança, respeito e persistência.

Em 2004 o professor Rogério fez uma apresentação em um Congresso em Portugal sobre Educação Física para autistas.

Estamos a disposição entre em contato por email e escreva "educação física"

associacaoamai@terra.com.br


Data: 23/10/2010 comentário 153/166

OLÁ MEU NONE É MICHELLE SOU ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FISCA E ESTOU PRESTE A ME FORMAR, ESTOU PESQUISANDO MATERIAIS PARA CONCLUIR MEU TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)GOSTARIA DE RECEBER ALGUNS RELATOS DOS BENEFICIOS QUE A NATAÇÃO PODE TRAZER PARA O AUTISTA E ENQUANTO TEMPO SE PODE NOTAR A DIFERANÇA!!


OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!


Data: 23/10/2010 comentário 154/166

michellercv@hotmai.com


Data: 23/12/2010 comentário 155/166

Olá,

Me chamo Milena, sou de Recife e tenho um filhinho de 3 anos no espectro autista. Gostaria de localizar um profissional de natação com habilidade com crianças no espectro. Ele é doce, não é agressivo, estabelece interação em nível intermediário, fala poucas coisas e mantém algum contato visual.

contato: milena_barbosa@hotmail.com]

Obrigada.


Data: 26/2/2011 comentário 156/166

Olá carolina, estou preste a iniciar um trabalho com crianças portadoras de autismo, gostaria muito da sua ajuda.Meu nome é Claudete sou graduada em educação fisica pelo centro universitário de Uberlândia (UNITRI).email claudetedufisica@hotmail.com


Data: 27/3/2011 comentário 157/166

Olá Carolina estou iniciando um trabalho com natação para Espectro autista, já tenho algus alunos, e já consigo desenvolver alguns exercicios, mas como vc havia comentado não há material para isso, portanto preciso trocar figurihas como vc. Abraço
klaytondanat@hotmail.com


Data: 4/8/2011 comentário 158/166

Ola..

Sou de Vila Velha-ES e sou acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Vila Velha.

Estou começando a fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e o tema escolhido foi ''Os benefícios da Natação para crianças com Autismo'' porém, não achei nenhum artigo que flasse sobre esse tema..peço ajuda à vcs
que são pessoas que trabalham nessa área...

Se tiverem algum artigo me enviem por favor!

camilaarosalem@hotmail.com

AGRADEÇO DESDE JÁ!!!


Data: 16/8/2011 comentário 159/166

Oi...

Meu nome é Carla, sou de Manaus, estou começando o meu TCC com o tema de natação para autistas. Na realidade tenho um filho autista de 9 anos e estou fazendo essa pesquisa também para ajuda-lo. Por favor se alguem puder me ajudar com artigos, bibliografias, serei muito grata.

carla.mota2@hotmail.com

Agradeço a atenção!!!


Data: 25/8/2011 comentário 160/166

Olá.

Meu nome é Simone, sou de Porto Alegre - RS. Tenho um filho, de 3 anos, que ó portador do TEA (Transtorno de Espectro Autista) e estou procurando um profissional, aqui em POA, para trabalhar com ele a natação. Se puderem me indicar alguém, agradeço.

Tenho bastante material sobre o autismo, mas nada específico sobre natação. Caso alguém quiser compartilhar esse material que tenho, é só pedir.

Grata.

srm@via-rs.net


Data: 25/8/2011 comentário 161/166

Olá!Sou professora de Educação Física e dou aula de natação infantil. Preciso de material que me ajude a trabalhar com criança autista na natação. Desde já agradeço!

cfcbarreto@hotmail.com


Data: 29/8/2011 comentário 162/166

Olá, sou professor de Educação Física e estou terminando minha pós graduação em natação. Preciso de material para fazer meu TCC que sera sobre natação para crianças hiperativas e preciso de material de crianças autistas. Peço a gentileza se alguem puder me ajudar, de enviar algo ou vender livros estou precisando!

meu email: henriquepales@gmail.com

Obrigado


Data: 15/12/2011 comentário 163/166

Olá a todos. Eu sou português e professor de Educação Física para além de leccionar aulas de natação a diferentes idades trabalho individualmente com um menino autista na natação e/ou actividade física em meio aquático. Neste momento estou a desenvolver um projeto para trabalhar com crianças autistas a nível da actividade física. Gostava que me ajudassem com material, bibliografia ou mesmo com algumas indicações de como trabalhar a psicomotricidade com autistas.
Se algum já tiver desenvolver um trabalho do género poderá ser muito util a sua ajuda para me ajudar cá em portugal. Obrigado.
Email: hpeixotogomes@gmail.com


Data: 27/1/2012 comentário 164/166

Tambem tenho uim aluno autista e agradeceria se alguem pudesse me ajudar!!
leoaasp85@gmail.com


Data: 13/3/2012 comentário 165/166

TENHO UMA FILHA DE DEZ ANO QUE TEM AUTIMO E DEFICIENCIA VISUAL JUNTOS, NAO TENHO CONDIÇOES PARA DAR O QUE ELA PRECISA. SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR SEREI ETERNAMENTE AGRADECIDA.PRICILA TEL 22908954 OBRIGADA


Data: 13/3/2012 comentário 166/166

OLA SOU EU PRICILA MAE DA CRIANÇA DO COMENTARIO ACIMA,ESQUECI DE FALAR MINHA CIDADE 021 RJ


Faça o seu comentário

Para validação, copie a palavra AUTISMO, exatamente como está escrita, no campo a seguir:









Esta página foi construída em 19/09/99, última atualização 20/03/2009.
Créditos: Eduardo Henrique Corrêa da Silva