AUTISMO
DISCUSSÕES E COMENTÁRIOS
Inicio | Temas

Dentistas e Autismo


Data: 15/5/2002 comentário 1/43

Desde março de 2001 estamos levando nosso filho ao dentista umas duas vezes por mes para adaptação , que até hoje não aconteceu . A coisa de 3 semanas a dentista nos informou que seria necessario extrair um dente de leite , porque o permanente estava nascendo e o anterior nem estava bambo .
Logo imaginamos hospital , anestesista , etc...
Mas felizmente , um remédio para dormir , e acompanhamento da pediatra correu tudo bem , hoje 14/5/02 o dente foi extraido sem nenhum problema .
Obrigado à Kátia Ferrão , dentista do Alexandre , pela competência , paciência e insistência .
Eduardo HCS


Data: 23/7/2002 comentário 2/43

Eu sou estudante de odontologia da Universidade Paulista - Unip - e preciso realizar um trabalho sobre " O Paciente Autista na Clínica Odontológica" e venho tendo certa dificuldade de encontrar qualquer divulgação sobre o assunto. Gostaria de alguma ajuda se possível. Aguardo por contato. Atenciosamente, Eduardo Curto (curtao@hotmail.com)



Data: 18/8/2002 comentário 3/43

Novamente outro dente precisou ser extraido porque o permanente estava aparecendo e o de leite ainda não estava bambo o suficiente para cair sem prejudicar o permanente .
Fizemos novamente o uso do Dormire , ou o equivalente Dormid , um remédio para dormir tarja preta , vendido sob prescrição médica .
Com acompanhamento da pediatra , correu tudo bem , hoje 14/8/02 o dente foi extraido sem nenhum problema .
Infelizmente , a Kátia (dentista) conseguiu fazer um exame mais detalhado e descobriu uma minuscula cárie no molar já permanente .
O medicamento usado foi o DORMIRE 15MG , substância MIDAZOLAM .
Mesmo com o uso da medicação , o Alexandre , ainda consegue alguma mobilidade o que tememos venha a impedir o tratamento da cárie . Esse é o próximo capítulo ....

Eduardo HCS


Data: 13/10/2003 comentário 4/43

Acho que temos que ser práticos acima de tudo e de todas as dificuldades, porque não um medicamento para dormir ou uma anestesia se for necessário? Não temos que tratar os dentes, apesar do problema "autismo", então vamos tratá-los da maneira possível. Para o tratamento dos dentes do Caio, ainda não foi preciso anestesia ou calmantes, temos segurado ele e o que foi preciso ser feito foi feito, apesar dos debates ao segura-lo, é sofrido, mas deu certo. Mas se tiver que anestesiá-lo ou sedá-lo assim o faremos para que ele sofra o mínimo possível. "Não é brincadeira". Cláudia.


Data: 2/12/2004 comentário 5/43

Queridos pais, familiares e amigos de portadores de autismo, meu nome é Elaine Reis Alves, sou psicóloga e, desde 1996 venho me especializando na área da odontologia. Atendi no CAPE-FOUSP (Centro de atendimento à Pacientes Especiais) durante 5 anos e ainda presto assessoria ou assistência qdo me chamam. Como profissional, sei bem dos problemas relacionados aos atendimentos e, como mãe de pessoa deficiente, sei melhor ainda do que estão falando sobre dificuldades. No que observo quanto ao atendimento odontológico em autismo, o maior problema é que os pais não são orientados a incorporar esse profissional logo que recebem o diagnóstico, como acontece com fono, T.O e outros. devido a isso, as crianças chegam aos dentistas entre 7 e 14 anos, quando não mais tarde. No geral, isso é um problema, mas, especificamente no autismo, isso é muito grave. As crianças precisam frequentar o dentista ainda bebês ou o mais cedo possível, pois precisam se acostumar ao toque na boca (o que não é fácil nem para nós, adultos). É o caso mesmo de adaptação. Se isso acontecesse, teríamos muito menos indicações para anestesia geral. Não concordo com o uso da anestesia geral sem antes tentar a adaptação, que algumas vezes acontece, porque o uso da anestesia resolve a emergência, mas não resolve o tratamento preventivo, que evitaria a "emergência". Entendo que algumas vezes, a utilização da anestesia geral é necessária e não sou contra isso. Sou contra o uso indiscriminado desse recurso. Abraço a todos, Elaine.


Data: 13/3/2006 comentário 6/43

Sou anestesiologista e mãe e uma criança que apresenta características autistas.Estou á disposição para dúvidas sobre medicações e anestésicos ou analgésicos que precisarem, assim como técnicas anéstesicas usadas habitualmente.Simone Pires. msfpires@uol.com.br


Data: 13/5/2006 comentário 7/43

Meu filho é portador de Síndrome de Asperger, tem 10 anos. Nenhum dente de leite seu caiu naturalmente, todos tiveram que ser tirados pois o definitivo já estava aparecendo e o de leite nem estava bambo. A sequência de nascimento dos dentes também foi diferente, despontando primeiro os de baixo e, depois de trocar vários outros é que despontou os dois da frente de cima. Seus dentes são todos tortos, necessitando do uso de aparelho. Gostaria de saber se isto é característica do autismo ou não, pois nunca vi nenhum artigo sobre este tema.Quem tiver algum artigo sobre este tema, por favor envie para o meu e-mail: nyejoca@uol.com.br


Data: 6/4/2007 comentário 8/43

Caros colegas, sou Odontopediatra e apenas a poucos meses atendi um pequeno garoto de 3 anos, com características bem similares ao autismo. Pelo seu pediatra, o garoto só foi diagnosticado como hiperativo. Sabemos que é uma das característica do autista, mas segundo a mãe não fora feito mais nenhum exame.Acredito ser um garoto autista, mas gostaria de obter maiores informações sobre como trata-lo, visto que em todos seus dentes de leite, segundo a mãe,já nasceram "desfazendo",ou seja, sem estrutura de esmalte como uma Hipoplasia de Esmalte, será uma característica?! Aguardo uma resposta.Envie-me pelo e-mail:cintia_ueda@hotmail.com


Data: 21/6/2007 comentário 9/43

Sou irmã de um autista que tem 24 anos. Meus pais optaram por cuidar dele em casa mas atualmente não estão conseguindo controlá-lo, pois deve ter dores, não fala, não come sozinho, não vai ao banheiro não troca de roupa não realmente é uma criança com tamanho de adulto meus pais estão aguardando uma triagem no Hospital das Clínicas que está agendado para 12/09/2007. Se houver alguem que saíba onde existe uma clínica para atendimento odontologico precisamos urgentemente, pois temos quase certeza que o que ele tem é dor de dente. Está agitado e sofrendo demais.
Aline Mendonça
ccbotelho@terra.com.br
aline.lua@bol.com.br


Data: 21/6/2007 comentário 10/43

Sou irmã de um autista que tem 24 anos. Meus pais optaram por cuidar dele em casa mas atualmente não estão conseguindo controlá-lo, pois deve ter dores, não fala, não come sozinho, não vai ao banheiro não troca de roupa, realmente é uma criança com tamanho de adulto meus pais estão aguardando uma triagem no Hospital das Clínicas que está agendado para 12/09/2007. Se houver alguem que saíba onde existe uma clínica para atendimento odontologico precisamos urgentemente, pois temos quase certeza que o que ele tem é dor de dente. Está agitado e sofrendo demais.
Aline Mendonça
ccbotelho@terra.com.br
aline.lua@bol.com.br


Data: 6/7/2007 comentário 11/43

Tenho 23 anos e ainda possuo dentes de leite, quero saber o q fazer, se tem outro pra nascer, não vejo nenhum sinal de dente ainda. Caiu tem 2 dias. Obrigada!


Data: 28/7/2007 comentário 12/43

Olá Aline,
Sou dentista em Brasília na clínica do SUS-DF (pública)para Pacientes com Necessidades Especiais.Teríamos condições de atender seu irmão num prazo mais curto, porém vcs teriam que se deslocar até aqui. Meu e-mail é
mhpdacosta@hotmail.com

Boa sorte
Maria Helena


Data: 12/8/2007 comentário 13/43

EU SOU PATRICIA ROCHA LOPES
TENHO 21 ANOS E TENHO DOIS DENTES DE LEITE
QUE NAO CAIRAO AINDA?


Data: 12/8/2007 comentário 14/43

AINDA CONTINUANDO MINHA PERGUNTA
O QUE DEVO FAZER COM MEUS DOIS DENTES DE LEITE QUE AINDA NAO CAIRAO APESAR DE ESTAR MOLES
ESTOU COM 21 ANOS.


Data: 12/8/2007 comentário 15/43

PATRICIA ROCHA LOPES
21 ANOS

PROCHA LOPES@BOL.COM.BR
AINDA CONTINUANDO MINHA PERGUNTA
O QUE DEVO FAZER COM MEUS DOIS DENTES DE LEITE QUE AINDA NAO CAIRAO APESAR DE ESTAR MOLES
ESTOU COM 21 ANOS.


Data: 3/9/2007 comentário 16/43


MEU NOME É TÃNIA FERREIRA E SOU MÃE DE UM LINDO MENINO DE 7 ANOS QUE É AUTISTA, MORO EM SÃO GONÇALO E QUERIA SABER SE TEM ALGUM SERVIÇO ESPECIALIZADO POIS ELE TEM UMA CÁRIE E TENHO RECEIO QUE AUMENTE PELA DIFICULDADE QUE TENHO NA PRÓPRIA ESCOVAÇÃO, SE ALGUEM SOUBER DE ALGUM PROFISSIONAL QUE TENHA EXPERI~ENCIA NESSES CASOS, POIS ACHO QUE ELE DEVERÁ SER ANESTESIADO PARA O PROCEDIMENTO.
TÃNIA FERREIRA.
taniabio@ig.com.br.


Data: 3/9/2007 comentário 17/43

Gostaria de trocar experiências com pais de crianças autistas. Preciso ajudar meu filho a escovar os dentes, mas ele resiste bastante.
Raquel - raquelmgrillo@hotmail.com


Data: 19/1/2008 comentário 18/43

meu filho tem 12 anos e ainda tem quase todos os dentes de leite gostaria de saber até com que idade o dente pode ainda nascer por favor me ajude. obrigada


Data: 21/1/2009 comentário 19/43

Sou dentista e posso responder perguntas sobre o tema em relação ao autismo. Contato: dra.cerise@gmail.com


Data: 21/4/2010 comentário 20/43

Sou professora da Disciplina de Odontologia para pacientes com necessidfades especiais da Universidade do Oeste Paulista, atendo pacientes autistas no CEO onde sou concursada, a aula sobre abordagem odontológica do paciente autista é ministradapor mim e pesquiso muito nesta área, estou desenvolvendo um estudo sobre este tema, qualquer novidade ou dúvidas para trocas de informação mantenham contato comigo.....Profª Cristhiane Amaral.....Contato: crisamaral@unoeste.br


Data: 9/5/2010 comentário 21/43

Meu nome é LOIDE VOSS WEEGE, tenho um neto com 3 anos e 8 meses diagnosticado como AUTISTA desde os 2 anos e 8 meses e tendo feito todos os exames que o NEURO PEDIATRA pediu para descartar outras doenças ele vem sendo tratado com RISPERIDONA 1 mg/1 ml por dia e diante do quadro de agressividade durante o sono também faz uso de CLONAZEPAM 2,5 mg,6 gts por noite.
Minha filha , a mãe do MATEUS teve ele com 15 anos, sempre foi e é uma mãe consciente dos seus deveres, faz o melhor que pode, os dois moram conosco e atualmente minha filha trabalha como secretária de dentista para ajudar nas despesas do tratamento do MATEUS.
Em 2009 a PEDIATRA dele fez o encaminhamento dele para uma avaliação na APAE E desde fevereiro 2010 ele está frequentando a APAE de SANTO ANTÔNIO DA PLATINA QUE é onde moramos.
Com a condição de AUTISTA estamos nos esforçando como família mesmo porque o MATEUS é uma criança mais adorável que conheço pois ele nunca acorda de mau humor é amável,quer acompanhar os primos nas brincadeiras,mas como ele se empolga demais e começa a morder seus companheiros de brincadeiras as crianças se afastam dele e tem também aquela situação em que ele inssiste nos rituais e sua força não é pouca e sua agilidade é bastante nos leva a exaustão em pouco tempo.
Mas no presente momento nossa maior preocupação é com o tratamento dentário dele, pois quandofoi levado para uma análise em como está sua dentição a dentista encontrou duas cáries de grande importancia em dois dentes que se não for tratados logo pode precisar de fazer o canal.Talvez nem precise explicar mas tudo o que faz com um autista em termos de vestí-lo, cortar unha, cabelo, escovação de dentes é quase uma sessão tortura,mas já aprendemos muito e com a frequencia na APAE A VIDA TEM SIDO MAIS FÁCIL.O Mateus foi levado aoutro ODONTOLOGISTA que atende crianças da APAE, ele então falou que todo o tratamento dentário do MATEUS terá que ser feito em HOSPITAL e com anestesia geral,ficamos um pouco chocados porque achávamos que com a medicação que ele tomava para apagar quando foi feito tomografia já era suficiente.E o susto maior foi que não temos opções quanto a escolher o profissional e os altos custos.
Minha pergunta é existe algum CENTRO ODONTOLÓGICO em que podemos levar o MATEUS para fazer este tratamento? Por favor nos ajude.


Data: 9/5/2010 comentário 22/43



O COMENTÁRIO 21/21 DE 9/05/2010 SE ALGUÉM PODE NOS AJUDAR ENVIE MENSAGEM PARA loidevw@uol.com.br


Data: 31/5/2010 comentário 23/43

Tenho um filho autista de 15 anos,não fala, ja internou 3 vezes para tratamento odontologico pois teve que ser sedado geral, tem epocas que ele bate muito os dentes e não sabemos se é dor ou manias.Como saber se algum dente precisa ser feito canal? Gostaria que me orientassem por gentileza pois sempre faz os tratamentos pelo SUS, moro no interior de SP Estiva Gerbi


Data: 18/6/2010 comentário 24/43

SOU MÃE DE UMA CRIAMÇA AUTISTA, ELE ESTA SOFRENDO COM MUITA DOR DE DENTE NUNCA PASSOU NO DENTISTA NÃO DEIXA ESCOVAR OS DENTES E GRITA.Ele se morde bate a cabeça na parede, esta todo machucado não consigo tratamento p/ele.. vivo a base de remédios p; dormir procuro o serviço público não consigo nada porfavor preciso de ajuda ele e uma criamça que já sofre demais, agora dor de dente não tenho dinheiro para pagar alguem pode mim imformar melhor, meu hotmail e (norminhabatista2009@hotmail.com


Data: 18/6/2010 comentário 25/43

SOU MÃE DE UMA CRIAMÇA AUTISTA, ELE ESTA SOFRENDO COM MUITA DOR DE DENTE NUNCA PASSOU NO DENTISTA NÃO DEIXA ESCOVAR OS DENTES E GRITA.Ele se morde bate a cabeça na parede, esta todo machucado não consigo tratamento p/ele.. vivo a base de remédios p; dormir procuro o serviço público não consigo nada porfavor preciso de ajuda ele e uma criamça que já sofre demais, agora dor de dente não tenho dinheiro para pagar alguem pode mim imformar melhor, meu hotmail e (norminhabatista2009@hotmail.com


Data: 25/7/2010 comentário 26/43

aqui em belem tem otomos tramento ODONTO ESPECIAL. BELEM_PARA


Data: 6/9/2010 comentário 27/43

BOS NOITE
SOU MAE DE CRIANÇA AUTISTA, MINHA ANGUSTIA É JUSTAMENTE:E QUANDO PRECISAR LEVAR AO DENTISTA?
E QUANDO PRECISAR LEVAR AO OFTALMO? POR FAVOR ME AJUDEM , RIO DE JANEIRO-NITEROI.
OBRIGADA, ELIANA


Data: 19/10/2010 comentário 28/43

sou mãe de um garotinho de 6 anos, diagnosticado como do espectro autista (autista moderado). A médica me falou que é provável que ele tenha que usar remédio controlado por causa da inquietação e agressividade. Vocês sabem me dizer os eeitos colaterais que esses remédios causam a curto, médio e longo prazo? Abs Leidiane doceariel@oi.com.br


Data: 19/7/2011 comentário 29/43

BOA NOITE
SOU MAE DE UMA CRIANÇA AUTISTA,MINHA FILHA TEM 12 ANOS E ESTA COM OS DENTES ESTRAGADOS E QUEBROU O DA FRENTE PRECISO URGENTE DE ENDEREÇOS DE DENTISTA QUE ATENDAM AUTISTA E UTILIZAO SEDAÇÃO POIS ELA É MUITO AGITADA.aGRADEÇO POIS ESTOU AGUARDANDO DO ESTADO E NÃO CONSIGO MESMO QUE TENHO QUE PAGAR POR FAVOR ME INDIQUEM
OBRIGADA. Regilmadelrei@hotmail.com


Data: 31/7/2011 comentário 30/43

OLA MEU NOME É HILDA LIMA, SOU MÃE DE UMA CRIANÇA AUTISTA.
MORO NO RIO DE JANEIRO SANTA CRUZ, E OS DENTINHOS DO MEU FILHO ESTA COM MUITAS PLACAS.ONDE ACHO
DENTISTAS Q LIDAM COM AUTISTAS ,SENDO Q OS PROFISSIONAIS Q ATENDERAM ELE, DISSERAM Q TEM Q SEDA-LO P/ FAZER A LIMPEZA NA BOQUINHA DELE. POR FAVOR ONDE EU ENCONTRO ESSES PROFISSIONAIS?
BRANCA80_1@HOTMAIL.COM


Data: 8/8/2011 comentário 31/43

VISITEM MEU BLOG SOBRE AUTISMO E ODONTOLOGIA:

www.adrianazink.blogspot.com


Data: 24/11/2011 comentário 32/43

TENHO UM FILHO AUTISTA DE SETE ANOS E NO MOMENTO SE ENCONTRA SOFRENDO COM DOR DE DENTE , JÁ TENTAMOS TRATAMENTOS EM CLINICAS CONVENCIONAIS MAIS SEM SUCESSO , ESTOU ENCONTRANDO MUITAS DIFICULDADES EM ENCONTRAR UM LUGAR ESPECIALIZADO QUE POSSA ATENDE-LO. POR FAVOR ME MANDE ENDEREÇOS ONDE EU POSSA ENCONTRAR ESSES SERVIÇOS. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO . PAULA


Data: 22/2/2012 comentário 33/43

OLÁ PARA TODOS. TAMBÉM SOU MÃE DE AUTISTA. PARA ENCONTRAR ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA MINHA FILHA PROCUREI NO GOOGLE. FOI ONDE ENCOBTREI VOCÊS. HÁ UMA PÁGINA DA REVISTA VEJA COM INFORMAÇÕES SOBRE ESTE TIPO DE ATENDIMENTO, COM ENDEREÇOS FILANTRÓPICOS. BASTA DIGITAR NO GOOGLE : veja.abril.com.br/especiais/filantropia/saopaulo.html
ACHO QUE SE TROCAREM O "saopaulo" NO ENDEREÇO ELETRÔNICO TALVEZ APAREÇAM INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS ESTADOS.ESPERO ESTAR AJUDANDO.
SE ALGUÉM QUISER TROCAR MAIS INFORMAÇÕES, DEIXE RECADO AQUI PRA MIM. SOU CLAUDIA RAMOS, MÃE DE AUTISTA.


Data: 18/3/2012 comentário 34/43

MEU NOME E LUCILIA XAVIER RAMOS TAGLIRI SOU MAE DE UMA CRIANÇA AUTISTA ELE TEM 7 ANOS ESTOU PROCURANDO DENDISTA PARA ELE MAS E DIFICIL. VOU TENTAR ENCOTRAR ONDE VOCE SUGERIU OBRIGADA CLAUDIA.


Data: 2/4/2012 comentário 35/43

OI LUCILIA, EU SOUBE A ALGUM TEMPO QUE TEM UM ÓTIMO DENTISTA QUE TRATA DE CRIANÇAS ESPECIAS
NO PRONTO SOCORRO INFANTIL DE SÃO GONÇALO. UM ABRAÇO


Data: 2/4/2012 comentário 36/43

MORO EM SÃO GONÇALO E TENHO UM FILHO ALTISTA DE 15 ANOS. NO ANO PASSADO ACABOU A CLASSE ESPECIAL DA ESCOLA E ATE ENTÃO ELE NÃO ESTA ESTUDANDO.
ELE ANDA MUITO NERVOSO ESTA PRECISANDO DE ALGUMA ATIVIDADE. INFELIZMENTE NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR COLÉGIO PARTICULAR PRA ELE.
GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM SABE DE UMA INSTITUIÇÃO EXISTENTE EM SÃO GONÇALO TIPO AMIGOS DO ALTISTA.
EU PODERIA TRABALHAR COMO VOLUNTARIA ENQUANTO MEU FILHO FOSSE ATENDIDO.
MEU IMAIL brasilamaria_55@hotmail.com.
um grande abraço a todas as mães e pais especiais.
ana


Data: 10/5/2012 comentário 37/43

oi claudia ,voce indicou sao gonçalo so que eu moro em artur nogueira proximo a campinas meu filho esta sofrendo eu ja fui na unicamp nao atende estou aguardando uma faculdade chamar ja faz uns 6 meses um abraço lucilia


Data: 25/6/2012 comentário 38/43

Olá, meu nome é Ana Beatriz, eu moro em São Luís- MA e tenho um irmão autista de 10 anos, ele é super agitado e tem muita força, é muito difícil escovar os dentes dele, pois ele grita muito, e temos que segurar ele, ultimamente é provável que ele venha sentindo muitas dores de dente, pois chora demais... enfim, se alguém puder ajudar, indicando clinicas e etc, agradeço!


Data: 4/6/2013 comentário 39/43

Adriana Zink
especialista em pacientes com necessidades especiais
mestre em ciências da saúde
doutoranda em odontopediatria
vencedora do VI Prêmio orgulho autista Brasil
posso orientá-los por email sobre tratamentos e prevenção: zinkpinho@yahoo.com.br


Data: 5/2/2014 comentário 40/43

Senhoras Boa noite meu nome é Eduardo , também sou pai de uma Criança autista e infelizmente os órgãos públicos não dão a mínima pro nosso sofrimento e de nossas crianças . o jeito é realmente unirmos e ajudarmos uns aos outros ! Meu filho deixa escovarmos seus dentes mesmo assim pretendemos leva-lo ao dentista pois desconfiamos que um de seus dentes esteja com carie.


Data: 13/2/2014 comentário 41/43

Boa noite

Meu filho tem 8 anos e vem tendo um acompanhamento dentário desde os 3 anos e tudo que se fez foi na base de contenção, amanha 13/02/2014 ele terá uma restauração e a dentista passou uma medicação chamada dormonid para que ele fique mais tranquilo, porém este medicamento so poderá ser comprado com orientação médica pois trata se de uma medicação tarja preta
Acredito que tudo dará certo amanha e assim que acontecer estarei novamente dando o depoimento sobre como foi a restauração com esta medicação, pois ele esta sendo tratado por uma dentista que nunca havia feito atendimento em criancas autista
Sou de campo limpo paulista -sp

Contato rrkiss@hotmail.com


Data: 15/2/2014 comentário 42/43

Boa noite

Como havia informado estarei relatando como foi a nova experiência do meu filho no dentista

Estava marcado para 08:00 da manha e acordamos ele as 7:20 e colocamos direto no chuveiro para poder acordar e dentro mesmo do chuveiro dei o dormonid dentro de uma chocolate BIS que comeu tudo, após 30 minutos ele entrou no carro e no caminho quase dormiu. Chegando lá subimos a escada com ele no meu colo e ficamos esperando e ele ficou totalmente anestesiado não conseguindo ficar de pé, entramos na sala e fiz a contenção de segurar ele com as pernas e segurei os braços, a força continuou a mesma, mais pela graça de Deus conseguimos restaurar e ainda extrair um dente de leite que ja estava para começar a formar pus
Quero apenas dizer que a medicação e muito forte, mais que foi muito útil para este tratamento, relatando que após algumas horas veio a vomitar, mais nada que fosse judiar e conseguimos que nosso filho não tenha dor de dente por um período
Mais uma vez agradeço a deus por ter colocado uma dentista que apenas decidiu tratar meu filho por ter adorado ele

Rodrigo kiss


Data: 8/4/2014 comentário 43/43

BOM DIA MEU NOME É PAULA,TENHO UM FILHO COM AUTISMO,COM 7 ANOS E TO PRECISANDO URGENTE DE UM DENTISTA QUE FAÇA ATENDIMENTO COM AUTISMO ALGUEM PODE ME AJUDA INDICANDO UM DENTISTA AQUI EM SAO GONÇALO OU NITEROI?PODE ME MANDA POR E-MAIL paula201337@hotmail.com
desde ja agradeço
grata
Paula


Faça o seu comentário

Para validação, copie a palavra AUTISMO, exatamente como está escrita, no campo a seguir:









Esta página foi construída em 19/09/99, última atualização 20/03/2009.
Créditos: Eduardo Henrique Corrêa da Silva